Porto Alegre, domingo, 13 de outubro de 2024
img

Quais as consequências da quebra das patentes das vacinas? Entenda a histórica proposta dos EUA; El País

Detalhes Notícia
Iniciativa de liberalização feita por Washington obrigará a União Europeia a se envolver em um tipo de negociação quase sem precedentes. FREDERIC J. BROWN / AFP

 

 

O histórico anúncio de que os Estados Unidos apoiarão no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC) a quebra temporária das patentes de vacinas contra a covid-19 abre um novo cenário repleto de interrogações e quase sem precedentes nos quais buscar respostas.

O comunicado da representante de Comércio dos EUA, Katherine Tai, reconhece que as negociações que agora começarão “precisarão de tempo”, por causa do processo decisório da OMC, que é por consenso, e da “complexidade das questões relacionadas”. Mas a nota também evidencia a guinada de 180 graus da Casa Branca em suas posições e a convicção de que é necessária uma mudança de estratégia global para conter o mais rapidamente possível a pior catástrofe sanitária do último século: “Esta é uma crise de saúde global, e as extraordinárias circunstâncias que cercam a pandemia exigem medidas excepcionais”, afirma o texto, cujas chaves e consequências repassamos a seguir.

Leia mais em El País