Porto Alegre, domingo, 13 de outubro de 2024
img

Bolsonaro, Lula, Ciro e Doria já avaliam perfis para vice em 2022; veja preferências de cada um; O Globo

Detalhes Notícia
Objetivo também é não se tornarem problemas em caso de vitória, a exemplo das chapas que uniram Temer a Dilma e Mourão a Bolsonaro. Jair Bolsonaro, Lula, Ciro Gomes e João Doria Foto: Editoria de Arte

 

 

No ano que antecede a eleição, os presidenciáveis já sonham com o vice ideal para suas chapas. Não são necessariamente nomes, mas perfis com características que buscam, essencialmente, preencher lacunas dos próprios candidatos. E, ao mesmo tempo, evitar que, em caso de sucesso nas urnas, o escolhido se torne um incômodo, assim como Michel Temer se tornou para Dilma Roussef. Ou mesmo como Hamilton Mourão tem sido para Jair Bolsonaro — ambos passaram a viver uma “guerra fria” após um assessor do vice, em mensagem que acabou vazando, sugerir o impeachment do presidente.

Por essa razão, Bolsonaro, que ainda não definiu seu próprio partido, já tem uma certeza: não quer manter Mourão, do PRTB, como candidato a vice em 2022. Além de desconfiar dos movimentos do general, o presidente quer garantir o privilégio da indicação a uma legenda que tenha um generoso fundo partidário e tempo de televisão — siglas como como PSL, PL, PP e Republicanos.

Leia mais em O Globo