Porto Alegre, quarta, 16 de outubro de 2024
img

Porto Alegre: Revitalização da Fonte Talavera será concluída até o final de maio

Detalhes Notícia
Melhorias fazem parte do projeto de renovação da prefeitura e da cidade para os 250 anos de Porto Alegre. Foto: Alex Rocha/PMPA

 

 

 

A revitalização da Fonte Talavera de la Reina está em fase final de execução. A obra, doada ao município pelo Grupo Zaffari e Incorporadora e Construtora Melnick, tem previsão de conclusão no dia 24 de maio. O custo para os parceiros privados foi de aproximadamente R$ 200 mil.

“A Fonte Talavera é um importante cartão postal que está no coração do Centro Histórico de Porto Alegre. Quero agradecer muito aos nossos parceiros que assumiram esta revitalização. Somos um governo que defende e estimula as parcerias em prol da nossa Capital. Este é um modelo concreto que adotaremos na nossa gestão” – Prefeito Sebastião Melo.

A previsão inicial de conclusão era para a primeira quinzena de maio, entretanto a produção das pedras portuguesas ocasionou uma mudança em relação ao cronograma inicial. Estão sendo concluídos o assentamento dos ladrilhos, limpeza e acabamento. Nos próximos dias, começará a instalação da irrigação.

Já foram executadas a limpeza dos azulejos, retirada e recolocação da pedra portuguesa que fica ao redor da fonte, além da mudança do gradil, deixando-o mais baixo. Também a capina e um novo projeto paisagístico para o local. “O paisagismo foi pensado de modo a serem usadas as espécies que não requerem tanta manutenção, mantendo-se bonitas com o processo de irrigação diário”, explica a gerente de lançamentos da construtora, Claudia Lima.

A secretária Municipal de Parcerias, Ana Pellini, reforçou o trabalho que vem sendo feito para a renovação da prefeitura e da cidade para a celebração dos 250 anos de Porto Alegre. “A próxima fase será a busca por parceiros para a pintura do Paço Municipal. Além deste edital, teremos outros para estimular que empresários, instituições e a sociedade civil possam contribuir com o embelezamento da cidade tanto adotando espaços como fazendo doações ao município”, comenta.