Porto Alegre, sábado, 04 de maio de 2024
img

Em Paris, presidente argentino diz que compartilha com França preocupação com Amazônia; RFI

Detalhes Notícia
O presidente francês Emmanuel Macron (D) junto ao presidente argentino Alberto Fernández, no Palácio do Eliseu en Paris, França, em 12 de maio de 2021. Ludovic Marin AFP

 

 

O presidente da Argentina, Alberto Fernandez, afirmou nesta quarta-feira (12) que seu país e a França compartilham a mesma preocupação com a proteção da Amazônia e o combate às mudanças climáticas. O líder francês, Emmanuel Macron, se comprometeu a apoiar o argentino em negociações dos prazos de pagamento das dívidas da Argentina.

Pouco antes de se reunir com o presidente francês, Fernández disse aos jornalistas presentes no Palácio do Eliseu que tem “enormes expectativas em poder avançar muito com o presidente Macron”, com quem tem “olhares comuns” sobre problemas atuais, como as mudanças climáticas e o respeito à diversidade de gênero. Temas que, “para nós, são centrais e fazem o desenvolvimento humano”, afirmou.

“Temos também uma preocupação com o tema climático que é uma genuína preocupação da França e nós sempre nos esforçamos para que o Acordo de Paris se aprofunde. Como bem disse o presidente, sua preocupação com o desenvolvimento da Amazônia é a mesma que temos nós”, afirmou o argentino, lembrando que seu país conta com 5 milhões de hectares de mata nativa, se referindo ao Parque Nacional Impenetrável, na província de Chaco, no norte do país.

“É uma reserva onde é muito difícil entrar e com a qual temos um cuidado especial, porque sabemos que é um dos pulmões do mundo”, disse. “Este esforço [de proteção da floresta] não tem que ser só argentino, mas do mundo inteiro. Terminar com o desmatamento, cuidar dos espaços verdes e entender de uma vez por todas que através dos bosques e das florestas nativas respira o mundo, e isso vamos proteger”, afirmou ao lado do presidente francês.

Leia mais em RFI