Porto Alegre, quarta, 16 de outubro de 2024
img

Lobby das armas fracassa em manobra legal e fica na mira da Justiça nos EUA; O Globo

Detalhes Notícia
Juiz do Texas rejeitou tentativa da NRA de pedir falência, abrindo caminho para ação por fraude movida em Nova York, o que pode desmantelar poderoso grupo de pressão. Homem inspeciona rifle Browning durante reunião anual da NRA em Indianápolis, Indiana Foto: LUCAS JACKSON / REUTERS/28-4-19

 

 

A Associação Nacional do Rifle (NRA, na sigla em inglês), principal grupo de defesa à posse de armas nos Estados Unidos, fez aquela que pode ter sido a maior aposta legal de sua história — e saiu derrotada. Agora, isso pode levar a um resultado que os políticos progressistas dos EUA há muito tempo desejam — o desmantelamento do mais poderoso lobby das armas.

Um juiz do Texas rejeitou na terça-feira a tentativa da NRA de pedir falência, abrindo caminho para o prosseguimento de uma ação por fraude movida pela procuradora-geral de Nova York, Letitia James.

James não escondeu seu desejo de dissolver a organização sem fins lucrativos, já tendo a acusado no ano passado de ser “repleta de fraudes e abusos”. Mas um juiz de Nova York terá que decidir se sua ação tem mérito.

Leia mais em O Globo