Porto Alegre, quarta, 16 de outubro de 2024
img

Feira do Azeite apresenta resultados da safra de 2021 em Porto Alegre; Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Com grande procura do público, 11 bancas de expositores no pátio da Secretaria da Agricultura, no bairro Menino Deus, apresentaram os resultados da safra de 2021 LUIZA PRADO/JC

 

 

Usando máscaras e casacos na manhã fria deste sábado (15), um grande público foi prestigiar a segunda edição da Feira do Azeite Novo neste mês, que trouxe uma novidade. Ao todo, 11 bancas de expositores no pátio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), no bairro Menino Deus, em Porto Alegre levaram aos consumidores pela primeira vez no ano os azeites feitos com os resultados da safra de 2021. Logo no começo da manhã, dezenas de pessoas já ocupavam o espaço, chegando até a gerar filas em alguns estandes.

Parceria entre a Seapdr e o Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), as feiras começaram em 2019 e tiveram sua regularidade interrompida com o advento da pandemia de Covid-19. Desde o retorno das atividades e o fim da colheita, entre fevereiro e março, a feira passou a ser realizada no primeiro e terceiro sábados de cada mês.

De acordo com Maria Luiza Reginato, sócia da Olivae, produtora sediada no município de Piratini, a conscientização sobre os benefícios do azeite de oliva junto ao público é um “trabalho de formiguinha”, feito aos poucos e com tempo. Ela nota que, como a feira dos azeites ocorre junto à Feira Ecológica do bairro Menino Deus, boa parte do público que compra frutas e verduras lá estende sua passada para ao menos observar os azeites. Além disso, ela destaca que, na feira, é possível que o produtor esteja em contato direto com o consumidor, podendo explicar melhor sobre as qualidades do azeite para a saúde e culinária, além de apresentar ao consumidor as diferenças entre eles, como o filtrado e o não-filtrado, ou o monovarietal (de apenas uma variedade de oliva) e multivarietal (uma mistura entre duas ou mais variedades).

Por conta das restrições sanitárias decorrentes da pandemia, algumas atividades realizadas na feira – como a degustação de azeites – estão suspensas.

Leia mais no Correio do Povo