Porto Alegre, sábado, 18 de maio de 2024
img

Os padres alemães que desafiam o Vaticano abençoando uniões homoafetivas; BBC

Detalhes Notícia
Bênçãos têm sido organizadas sob o slogan 'o amor vence'. Casal é abençoado na área externa de uma Igreja Católica em Colônia CRÉDITO,EPA-EFE

 

 

Padres de cerca de 100 igrejas católicas passaram a oferecer bênção a casais homossexuais na Alemanha depois de o Vaticano proibir o rito sob o argumento de que Deus “não pode abençoar o pecado”.

A iniciativa de clérigos, diáconos e voluntários tem usado o slogan “Liebe gewinnt”, que significa “o amor vence”. Em março, o papa Francisco deu aval à proibição determinada pela Congregação para a Doutrina da Fé (CDF), um dos órgãos mais antigos da Santa Sé, historicamente relacionado à inquisição. Em documento, o CDF respondia a questionamento de paróquias sobre a possibilidade de abençoar casais homossexuais, como uma forma de acolher os católicos gays.

O Vaticano declarou na época que a Igreja Católica não tinha o poder de abençoar as uniões do mesmo sexo, apesar de seus “elementos positivos”, e afirmou que a decisão “não pretendia ser uma forma de discriminação injusta, mas sim um lembrete da verdade do rito litúrgico”.

Leia mais em BBC