Porto Alegre, sábado, 20 de abril de 2024
img

Porto Alegre: Prefeitura amplia para 65 anos a vacinação com segunda dose da Coronavac

Detalhes Notícia
Porto Alegre, RS 15/05/2021: A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) , organizou ação especial neste sábado para a imunização de pessoas com comorbidades de 33 anos ou mais contra a Covid-19, e também passou a vacinar a segunda dose da vacina Coronavac/Instituto Butantan em pessoas com 66 anos ou mais. Um dos locais para os atendimentos foi na tenda instalada no estacionamento externo do shopping Bourbon Country. Foto: Alex Rocha/PMPA

 

 

Seguindo o plano de ampliar gradativamente a faixa de imunização para os que não receberam ainda a segunda dose na vacina Coronavac, a prefeitura passa a vacinar a partir desta segunda-feira, 17, pessoas com 65 anos ou mais. A vacinação acontecerá em 12 unidades referência (confira a lista abaixo), na tenda inflável junto ao Shopping Bourbon Country, na Zona Norte, e no drive-thru montado no estacionamento da PUCRS. Nas unidades de saúde, o horário de atendimento é das 8h às 17h, e na tenda e drive, das 9h às 17h. Para receber a segunda dose é necessário levar documento de identidade com CPF e o cartão de vacinação recebido no ato da primeira dose.

Domingo – A aplicação da segunda dose da Coronavac neste domingo, 16, aconteceu apenas nos 18 pontos de vacinação na tenda inflável do Bourbon Country. Em um dia de movimentação muito tranquila, foram aplicadas 483 doses de Coronavac (D2) e também 327 primeiras e segundas doses de Astrazeneca/Oxford.

A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é continuar ampliando a faixa para aplicação da D2 Coronavac ao longo desta semana, conforme avaliação do ritmo da vacinação.

Comorbidades – Nesta segunda-feira, além da continuidade de aplicação da D2 Coronavac nas 12 unidades de saúde referência, na tenda inflável e no drive PUCRS, também continuarão a ser aplicadas as primeiras doses para o público com comorbidades, na faixa etária a partir de 33 anos, e também idosos com 60 anos ou mais. Para estes, os locais de vacinação serão (além da tenda e do drive) as 33 unidades de saúde referência e também a rede de 20 farmácias credenciadas.

Pessoas com comorbidades devem levar documento de identificação com CPF, comprovante de residência em Porto Alegre e atestado, laudo médico ou receita (com cópia) comprovando a comorbidade.

Idosos com 60 anos ou mais devem apresentar identidade com CPF e comprovante de residência na capital.

Gestantes e puérperas deverão aguardar chegada de novos lotes de vacinas Pfizer.

Também deverão aguardar a chegada de novos lotes os profissionais de saúde, trabalhadores de áreas de apoio à saúde e os estudantes e estagiários de medicina.

Locais para tomar a 2ª dose da Coronavac:
Onde: Tenda no estacionamento externo do Shopping Bourbon Country
Horário: das 9h às 17h
Público: 65 anos ou mais
Endereço: O acesso é exclusivo para pedestres (não é um drive-thru) e deve ser feito pelas entradas das ruas Thadeu Onar e Dário Bittencourt, na Zona Norte.

Onde: drive-thru da PUCRS
Horário: das 9h às 17h
Público: 65 anos ou mais
Endereço: Acesso pela av. Ipiranga, 6681 – entrada ao lado do Museu da PUCRS – Partenon

Onde: 12 Unidades de Saúde
Horário: das 8h às 17h
Público: 65 anos ou mais
Endereços: US Belém Novo – Rua Florêncio Farias,195 – Bairro Belém Novo
US Álvaro Difini – Rua Alvaro Difini, 520 – Bairro Restinga
US Morro Santana – Rua Marieta Menna Barreto, 210 – Bairro Protásio Alves
Centro de Saúde Sta Marta – Rua Capitão Montanha, 27 – Bairro Centro Histórico
Centro de saúde Modelo – Avenida Jerônimo de Ornelas, 55 – Bairro Santana
US Sta Cecília – Rua São Manoel, 543 – Bairro Santa Cecília
Centro de Saúde IAPI – Rua Três de Abril, 90 – Bairro Passo da Areia
US Glória – Avenida Oscar Pereira, 3229 – Glória
US Moab Caldas – Avenida Moab Caldas, 400 – Bairro Santa Tereza
US Camaquã- Rua Professor Dr. Pitta Pinheiro Filho, 176 – Bairro Camaquã
US São Carlos – Avenida Bento Gonçalves, 6670 – Bairro Partenon
US Rubem Berta – Rua Wolfram Metzler, 675 – Bairro Rubem Berta

Locais para tomar a 1ª dose:
Onde: 33 unidades de saúde (confira a lista)
Horário: das 8h às 17h
Público: pessoas com comorbidades acima de 33 anos, pessoas com deficiência cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) a partir de 33 anos, pessoas com Síndrome de Down a partir de 18 anos, pessoas com 60 anos ou mais e pessoas vivendo com HIV/Aids.

Onde: Serviço de Assistência Especializada (SAE) do Centro de Saúde Vila dos Comerciários (rua Moab Caldas, 400, área 11, bairro Santa Tereza) ou o SAE do Centro de Saúde Santa Marta (rua Capitão Montanha, 27, 5º andar – Centro Histórico).
Horário: das 8h às 17h
Público: Pessoas com HIV

Onde: 20 farmácias parceiras (confira a lista)
Horário: das 9h às 17h (exceto a Panvel do Iguatemi, que abre às 10h)
Público: Pessoas com comorbidades de 33 anos ou mais. Para vacinação nas farmácias, é preciso levar original e cópia também do documento de identidade, que será retida.

Onde: tenda do estacionamento externo do Bourbon Country
Horário: das 9h às 17h
Público: pessoas com comorbidades acima de 33 anos, pessoas com deficiência cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) a partir de 35 anos, pessoas com Síndrome de Down, idosos com 60 anos ou mais e pessoas vivendo com HIV/Aids.

Onde: drive-thru da PUCRS
Horário: das 9h às 17h
Público: pessoas com comorbidades acima de 33 anos, pessoas com deficiência cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) a partir de 33 anos, pessoas com Síndrome de Down, idosos com 60 anos ou mais e pessoas vivendo com HIV/Aids.

Locais para tomar a 2ª dose de Astrazeneca/Oxford:

Onde: tenda do estacionamento externo do Bourbon Country, drive-thru da PUCRS e nas unidades de saúde Santa Cecília, Santa Marta, Modelo e IAPI.
Horário: das 8h às 17h, nas unidades de saúde, das 9h às 17h, na tenda e no drive-thru
Público: pessoas imunizadas há mais de 12 semanas

Pessoas com as seguintes comorbidades podem se vacinar:
– Diabetes
– Pneumopatias crônicas graves (ex.: asma)
– Hipertensão arterial
– Doenças cardiovasculares (ex.: insuficiência cardíaca, hipertensão pulmonar, síndromes coronarianas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas, dispositivos cardíacos implantados)
– Doença cerebrovascular (ex.: AVC)
– Doença renal crônica
– Imunossuprimidos (ex.: transplantados, pessoas com HIV, pacientes oncológicos)
– Hemoglobinopatias graves
– Obesidade mórbida
– Cirrose Hepática