Porto Alegre, quinta, 17 de outubro de 2024
img

Reino Unido convida Welber Barral para integrar novo sistema de arbitragem para revisão de acordos comerciais, pós-Brexit

Detalhes Notícia
O advogado Welber Barral será árbitro no novo Sistema de Solução de Controvérsias do Reino Unido. Foto: Divulgação

 

O Reino Unido está formatando um novo Sistema de Solução de Controvérsias para efetivar novos acordos comerciais com os países que possui alinhamento, exemplos disso são os acordos com o Chile e com a Coreia do Sul que estão na lista de revisões. As normas sob as quais são regidas as operações comerciais entre os países e as listas de produtos negociados serão alvo de análises. Geralmente, passam por novo filtro, a isenção de tarifas alfandegárias, as vantagens dessa união econômica entre as partes e os incentivos para desburocratização de produtos que poderão circular entre os signatários dos acordos. O advogado brasileiro, Welber Barral, foi convidado para compor como árbitro, o novo sistema de solução de controvérsias do Reino Unido, pós-Brexit.

Barral foi Secretário de Comércio Exterior do Brasil, ente 2007 e 2011, também foi juiz no Tribunal do MERCOSUL e é painelista no Tribunal da Organização Mundial do Comércio (OMC),  especialista em Direito do Comércio Internacional. “É uma honra, uma oportunidade muito interessante devido a temática envolvida, que é o Comércio Internacional, além disso é um reconhecimento importante do meu trabalho”, comemora Barral, sócio-fundador da BMJ Consultores Associados. O advogado Welber Barral será árbitro no novo Sistema de Solução de Controvérsias do Reino Unido.

A arbitragem é uma ferramenta que torna cientes as partes envolvidas, de comum acordo, que diante de um litígio, a convenção estabelece uma terceira parte. Assim, é o árbitro que terá poderes para definir a solução da controvérsia.