Porto Alegre, quinta, 17 de outubro de 2024
img

Lula declara à revista Paris Match que será candidato contra Bolsonaro em 2022; RFI

Detalhes Notícia
Reprodução da revista francesa Paris Match de 20 de maio de 2021 em que Lula declara sua candidatura contra Bolsonaro em 2022. © Reprodução Paris Match

 

 

“Se eu for o mais bem colocado [nas pesquisas] para vencer [Bolsonaro] e eu estiver com boa saúde, eu não hesitarei [a me candidatar], respondeu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de 75 anos, à jornalista da revista semanal francesa Paris Match. Publicada nesta quinta-feira (20), a edição traz seis páginas de uma entrevista exclusiva com Lula.

“A volta do ícone da esquerda brasileira gera uma mistura explosiva de esperança e ódio”, escreve a jornalista enviada a São Paulo especialmente para entrevistar o ex-presidente, Manon Quérouil-Bruneel. A entrevista foi concedida na sede do Instituto Lula, na capital paulista, depois de Lula ter tomado duas doses da vacina contra a Covid-19, e de ter a liberação de seu médico.

A crise sanitária no Brasil, país que ultrapassou os 400 mil mortos, foi o tema principal da entrevista. Perguntado sobre a gestão de Bolsonaro para a crise da Covid-19, Lula condenou o negacionismo e a “irresponsabilidade total” do presidente atual, ao minimizar a doença, exortar as pessoas a saírem de casa, quando deveriam se isolar, recomendar o uso da ineficaz cloroquina, agredir a China e subestimar a importância das vacinas, entre outros.

“Ele é o responsável por ao menos metade destas mortes”, declarou o ex-presidente à Paris Match.

Leia mais em RFI