Porto Alegre, quinta, 17 de outubro de 2024
img

Comitê científico reforça que RS ainda está no pior momento da pandemia; Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Grupo alerta para ideia equivocada de controle e pede reforço aos cuidados contra o coronavírus MARIANA ALVES/JC

 

 

No mesmo dia em que o governo gaúcho anunciou o novo modelo de monitoramento da pandemia, o Sistema 3As, o Comitê Científico de apoio ao enfrentamento da pandemia no Rio Grande do Sul publicou nota técnica para alertar a população sobre o atual estágio da disseminação da Covid-19 no Estado. No documento, com data de 14 de maio, o grupo expressa preocupação com o cenário da crise sanitária e afirma que, desde março de 2021, “nosso Estado está passando pelo pior momento desta pandemia”.

O texto aponta que, “graças aos esforços do povo gaúcho” foi possível reduzir o número diário de óbitos, mas alerta que este indicador ainda está elevado no Estado. Segundo o comitê, a queda nas mortes por Covid-19, quando associada ao aumento da mobilidade da população, gera “uma falsa sensação de controle da pandemia na sociedade, que pode contribuir para o aparecimento de novas ondas”.

A afirmação vem ao encontro do pedido feito pelo governador Eduardo Leite nesta quinta-feira (20) aos gaúchos, ao anunciar que oito das 21 regiões do Estado têm alerta de piora da pandemia. O chefe do Executivo demonstrou preocupação pelo cenário nessas áreas, agravado pelo aumento das contaminações pelo novo coronavírus que vem sendo registrado no Paraná, na Argentina e no Uruguai.

“É importante que todos se cuidem, podemos estar diante de um crescimento de casos em todo o Estado, neste momento detectado nessas regiões. Mas é importante que todos possam se cuidar e de todos os que estão a sua volta”, disse Leite após o anúncio de alertas às regiões de Palmeira das Missões.

Leia mais no Jornal do Comércio