Porto Alegre, quinta, 17 de outubro de 2024
img

Vaza relatório do Coaf usado em operação contra Ricardo Salles; Poder 360

Detalhes Notícia
Ministro afirma que não leu documento. Entrevista do ministro Ricardo Salles no ministério do Meio Ambiente (22.abr.2021)Sergio Lima/Poder360 22.abr.2021

 

 

Vazou o relatório do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) que embasou a operação Akuanduba. O principal alvo da investigação foi o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Parte da mídia já teve acesso ao processo. Salles diz que ainda não leu o documento, mas já recebeu questionamentos de jornalistas que dizem ter lido o relatório vazado.

A origem do vazamento, segundo apurou o Poder360, foi uma ala da Polícia Federal que se opõe ao governo do presidente Jair Bolsonaro. A lei proíbe a divulgação dos dados do Coaf.

Não é a primeira vez que informações sigilosas do Coaf são vazadas. Em fevereiro de 2015, o Coaf deixou que dados reservados a respeito da investigação sobre o caso SwissLeaks fossem publicados por parte da mídia. Além de ter sido algo irregular, o Coaf induziu as publicações ao erro, pois os dados eram preliminares e incompletos. Na época, ficou clara a irregularidade dentro do Coaf, mas ninguém foi punido.

Leia mais em Poder 360