Porto Alegre, quinta, 09 de maio de 2024
img

Rio Grande do Sul receberá a principal autoridade do Krav Maga da América Latina

Detalhes Notícia
Grão Mestre Kobi Lichtenstein, o introdutor do Krav Maga na América Latina e presidente da Federação Sul Americana de Krav Maga, retomará pessoalmente os exames de graduação dos alunos de Porto Alegre e Região

 

 

Rio Grande do Sul receberá, no próximo sábado, 29 de maio, a mais importante autoridade do Krav Maga – a defesa pessoal israelense – da América Latina, Grão Mestre Kobi Lichtenstein. Ele irá retomar pessoalmente os exames de graduação dos praticantes do estado gaúcho (Porto Alegre, Viamão, Canoas, Taquara, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Caxias do Sul).

Grão Mestre Kobi, que foi aluno direto do criador do Krav Maga, Imi Lichtenfeld, em Israel e trouxe a modalidade para a América Latina em 1990, sempre cuidou pessoalmente da evolução de cada um dos alunos da Federação Sul Americana de Krav Maga, no Brasil e fora dele.

Durante a pandemia, a Federação Sul Americana de Krav Maga tem trabalhado a partir das determinações de segurança dos órgãos responsáveis, governadores e prefeitos e os exames de graduação seguem as mesmas determinações.

Segundo conta Roberto Bokowski, instrutor habilitado pela Federação Sul Americana de Krav Maga e responsável pela prática no Rio Grande do Sul, os alunos estão bastante preparados e ansiosos por esse momento. “A pandemia deixou incertezas sobre quando seria possível retomar os treinos e os exames de graduação, mas a hora chegou e todos estão prontos”, afirma o instrutor. E completa: “nos mantivemos unidos – mesmo à distância – e ativos, para que nossa mente e corpos estivessem prontos para a retomada das atividades”.

As academias estão atuando com total atenção à higienização e desinfecção dos tatames, equipamentos e das próprias instalações. Também foi reduzido o número de alunos por turma e foram adotados procedimentos como a medição de temperatura dos alunos, o uso obrigatório de máscaras e de álcool em gel, além do distanciamento entre as pessoas durante a aula.

A dinâmica da aula também foi adaptada para que as técnicas do Krav Maga pudessem ser trabalhadas tal como foram criadas, na década de 40, por Imi Lichtenfeld em Israel, porém, mantendo o distanciamento entre os praticantes. “Da mesma forma, o exame de graduação sofre adaptações neste momento. Desenvolvemos métodos que nos permite avaliar o aluno mesmo com as restrições que a situação pede”, afirma Grão Mestre Kobi.

Por se tratar de uma modalidade de defesa pessoal e não de um esporte, o ensino e a avaliação dos alunos de Krav Maga são de grande responsabilidade. Grão Mestre Kobi explica que, para poder avançar no aprendizado, o praticante deve ter assimilado todos os detalhes da técnica que um dia salvarão a sua vida. “Sendo assim, a avaliação tem grande importância, pois é quando eu verifico pessoalmente o avanço de cada um dos alunos da Federação e também avalio o trabalho de cada um de meus instrutores”, afirma Grão Mestre Kobi.

A Federação Sul Americana de Krav Maga é extremamente rigorosa na formação de seus instrutores para garantir ao praticante que ele terá o melhor preparo para um dia poder defender sua vida e voltar bem para casa.

Para saber mais, acesse: www.kravmaga.com.br

Facebook: @mestrekobikravmaga

Instagram: @kravmaga_mestrekobi

Twitter: @KravMagaKobi

Youtube: Krav Maga das Américas