Porto Alegre, sexta, 03 de maio de 2024
img

Ciberataque de origem russa volta a atingir o Governo dos Estados Unidos; El País

Detalhes Notícia
Microsoft informa sobre um vazamento no sistema de correio eletrônico da Agência de Ajuda Internacional para entrar na rede informática de grupos e organizações críticas ao Kremlin. Fachada da sede da Agência de Ajuda Internacional (USAID, em inglês), em Washington.J. DAVID AKE / AP

 

 

Piratas informáticos ligados à espionagem russa se infiltraram no sistema de correio eletrônico utilizado pela Agência de Ajuda Internacional (USAID, em inglês) do Departamento de Estado norte-americano para entrar na rede informática de grupos e organizações críticas ao Kremlin, conforme anunciou a Microsoft. O ataque ocorre poucas semanas antes da primeira cúpula entre o presidente dos EUA, Joe Biden, e seu homólogo russo, Vladimir Putin, em Genebra (Suíça) em 16 de junho.

“Nesta semana detectamos ciberataques feitos pelo grupo Nobelium, que tinham como objetivo agências governamentais, centros de análises [think tanks], consultorias e organizações não governamentais”, informou a Microsoft em um comunicado. O Nobelium, criado na Rússia, é o mesmo grupo que esteve por trás dos ataques à SolarWind, uma empresa de desenvolvimento de software. Utilizando esse software, os piratas chegaram aos sistemas informáticos de seus objetivos através das atualizações de um dos programas criados pela SolarWind e utilizado por todos os seus clientes.

Leia mais em El País