Porto Alegre, quinta, 17 de outubro de 2024
img

‘Reinaugurações’ marcam viagens de Bolsonaro pelo País; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Em clima de campanha eleitoral, presidente intensifica agendas para ‘entregar’ obras já inauguradas ou iniciadas em gestões anteriores. Em Coribe, presidente participou de ‘readequação’ da BR-135; trecho já estava em operação havia mais de 2 anos Foto: Alan Santos / PR

 

 

A pouco mais de um ano da eleição de 2022, o presidente Jair Bolsonaro intensificou a agenda de compromissos pelo País em viagens que incluem “reinaugurações” de obras já realizadas ou iniciadas nos mandatos de seus antecessores. Das dezessete visitas a obras de infraestrutura entregues neste ano, onze começaram em gestões passadas, aponta levantamento feito pelo Estadão – a reportagem não considerou eventos menores, como de entrega de viaturas, por exemplo.

Um viaduto em Maceió e um trecho do Canal do Sertão, que leva água do Rio São Francisco a municípios do semiárido, ambos em Alagoas, já tinham sido inaugurados quando Bolsonaro os “entregou” à população.

A maioria das viagens foi para o Nordeste, onde Bolsonaro tem rejeição de 62%, segundo a mais recente pesquisa Datafolha. Ao visitar as cidades nordestinas, o presidente costuma aproveitar o palanque para tentar se contrapor a lideranças locais – os alvos são principalmente governadores de esquerda ou ligados a grupos políticos que se opõem ao bolsonarismo.

Leia mais em O Estado de São Paulo