Porto Alegre, quinta, 02 de maio de 2024
img

Oposição israelense prepara acordo para afastar Netanyahu do poder; El País

Detalhes Notícia
O centrista Lapid e o conservador Bennett decidem selar pacto para uma ampla coalizão. Yair Lapid, (esq.) e Naftali Bennett, em maio de 2021, em Jerusalém.OREN BEN HAKOON / AFP

 

 

A oposição israelense está disposta a fechar um acordo para formar um Governo de ampla coalizão com o objetivo de afastar do poder o atual primeiro-ministro interino, o direitista Benjamin Netanyahu, de 71 anos, que ocupa o cargo desde 2009. O dirigente opositor Naftali Bennet, um nacionalista conservador, anunciou neste domingo no Knesset (Parlamento) que formará um “Gabinete de unidade nacional” com o líder centrista Yair Lapid, que recebeu o mandato após as eleições de março passado. Para isso, ambos devem selar um pacto entre sete partidos opositores, que vão da direita nacionalista à esquerda pacifista, além de contar com o apoio externo de duas forças políticas árabes.

Se o Gabinete finalmente concretizar o novo Governo de unidade, numa decisão que deve ser adotada antes da meia-noite de quarta-feira, e conseguir pôr fim à era de Netanyahu no comando de Israel, deverá também lidar com a fraqueza intrínseca à sua própria diversidade. A presença de forças até agora abertamente antagônicas, com ideologias antitéticas, obrigará o novo Executivo a desenvolver um programa pragmático e de consenso, centrado na recuperação econômica após a pandemia e na consolidação do cessar-fogo que interrompeu, há apenas 10 dias, a escalada bélica na Faixa de Gaza dos último sete anos.

Leia mais em El País