Porto Alegre, sexta, 18 de outubro de 2024
img

Imprensa dos EUA acorda para um Biden que age como Trump; Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Diante de ações, jornais abrem defesa da liberdade de expressão e buscam aliados na sociedade civil

 

 

No tuíte do repórter do New York Times, “a briga começou sob Trump, mas prosseguiu sob Biden”. Começou “nas últimas semanas” do ex-presidente e avançou pelos cinco primeiros meses do atual.

Trump buscou acesso a emails do jornal, Biden manteve a ação e obteve ordem judicial para impedir que o editor Dean Baquet soubesse.

“É ruim o bastante forçar a revelação de fonte, mas acrescenta insulto o governo amordaçar o jornal que luta para proteger suas fontes”, declarou um dos advogados do NYT, ao Washington Post.

Baquet criticou Trump e Biden pelo “ataque à Primeira Emenda” constitucional nos EUA, que veda restrições à liberdade de expressão.

Sally Buzbee, nova editora do WP, que enfrentou episódio semelhante, também citou a Primeira Emenda e cobrou: “Nós chamamos o governo Biden a um relato completo do que aconteceu e a implementar proteções”.

A porta-voz de Biden soltou então nota dizendo que “ninguém da Casa Branca sabia”. E o Departamento de Justiça soltou nota dizendo que não vai mais à Justiça para “obter informações sobre fontes”.

Leia mais na Folha de São Paulo