Porto Alegre, sexta, 18 de outubro de 2024
img

A foto que Jair Bolsonaro tuitou para tirar sarro de Alberto Fernández; do La Nacion

Detalhes Notícia
O presidente brasileiro carregou uma imagem onde é visto cercado por pessoas, pertencentes a alguns povos indígenas do Brasil, e escreveu "Selva", referindo-se aos ditos do presidente argentino.

 

O jornal argentino La Nacion mostra que as palavras de Alberto Fernández desencadearam uma polêmica que repercutiu fortemente fora das fronteiras. Agora, ecoou o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, que esta noite compartilhou uma foto e aludiu à frase do presidente argentino.

Cercado por gente de um povo nativo brasileiro, escreveu, ironicamente: “Selva”, em referência às palavras dolorosas de Fernández.

O presidente disse, na frente de seu colega Pedro Sánchez: “Octavio Paz escreveu uma vez que os mexicanos deixaram os índios, os brasileiros saíram da selva, mas nós, os argentinos, chegamos nos navios da Europa. É assim que construímos nossa sociedade ”. As reações começaram a acumular-se do lado negativo em relação a dois povos latino-americanos que sustentam a expressão, com a qual o presidente tentou simpatizar com o convidado espanhol.

O discurso improvisado do presidente argentino ofendeu os brasileiros, que repudiaram as palavras de Fernández. Rapidamente, as redes sociais do país vizinho se encheram de comentários a respeito. Figuras políticas e milhares de internautas voltaram sua raiva para as palavras de Fernández, descritas como “racistas” e “xenófobas”.

Eduardo, deputado federal e filho do presidente, foi o primeiro membro da família Bolsonaro a reagir às declarações, que definiu como “racistas”. “Eles não vão dizer que foi RACIST contra os indígenas e africanos que formaram o Brasil?”, Questionou o filho do presidente, rotulado pela imprensa brasileira como um “chanceler” paralelo por sua influência na política de relações exteriores. “Porém, afirmo: o navio que está afundando é o da Argentina.”

Clique aqui e leia a reportagem no site do La Nacion