Porto Alegre, sexta, 18 de outubro de 2024
img

Evento sobre inovação no Judiciário chega ao último dia nesta sexta-feira. E-Labs começou segunda-feira (7), é 100% on-line e gratuito, basta se inscrever

Detalhes Notícia

 

 

 

Termina nesta sexta-feira (11) o Primeiro Encontro Nacional de Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário. Gratuito e 100% on-line, o evento começou no dia 7 e trouxe três turnos de conteúdo, formação e mentoria preparados pelo Superior Tribunal de Justiça, pelo Conselho Nacional de Justiça, pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região, pela Justiça Federal Seção Judiciária de São Paulo e pelo Judiciário Exponencial. O último dia, com horário das 8h45min às 12h35min, apresenta cases no ecossistema de justiça que já estão trabalhando focados na inovação. Para se inscrever, basta entrar em http://elabs.inova3d.app/.

O assunto, de extrema relevância para a área, ganha ainda mais força após o plenário do Conselho Nacional de Justiça aprovar, no fim de maio, a Política de Gestão da Inovação no Poder Judiciário e instituir a Rede de Inovação do Poder Judiciário (Renovajud). Os tribunais terão prazo de 60 dias para criar os laboratórios de inovação, sejam físicos ou virtuais.

Advogado, ativista de inovação e idealizador do Judiciário Exponencial, Ademir Piccoli, vê a Justiça como instrumento de segurança e liberdade para a sociedade. Ele pontua que a rapidez na tramitação dos processos é um dos principais desafios da atualidade. “Será necessário o uso intensivo das tecnologias exponenciais. Mas isso só será possível quando as pessoas estiverem preparadas para usá-las”, explica.

Na abertura, o evento contou com as presenças do Presidente do STF, Luiz Fux, do Presidente do STJ, Humberto Martins, do Presidente do TRF3, desembargador federal Mairan Maia, da Presidente da AMB (Associação de Magistrados Brasileiros), Juíza Renata Gil, do Presidente da Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho), juiz do trabalho Luiz Antônio Colussi, do Presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil, juiz federal Eduardo André Fernandes, da Presidente da Ajufesp (Associação dos Juízes Federais de São Paulo e Mato Grosso do Sul), juíza federal Marcelle Ragazoni Carvalho Ferreira, do Diretor do Foro de Justiça Federal do Estado de São Paulo, juiz federal Márcio Ferro Catapani, do Secretário Especial do CNJ, Marcus Lívio Gomes, e da Conselheira do CNJ, Maria Tereza Uille Gomes, que recebeu uma homenagem, com participação do ministro Gilmar Mendes, ao final pelo grande legado deixado. Maria Tereza encerra este mês um ciclo de dois mandatos no CNJ.