Porto Alegre, segunda, 06 de maio de 2024
img

Alemanha lança passaporte digital de vacinação contra covid-19; Deutsche Welle

Detalhes Notícia
Farmácias e consultórios começam a emitir códigos QR para os vacinados contra o coronavírus. Certificado digital é gratuito e não substitui carteira de vacinação, mas deve facilitar viagens entre regiões e países. O ministro da Saúde da Alemanha, Jens Spahn, apresenta o certificado digital de vacinação contra a covid-19. @Michael Kappeler/dpa/picture alliance

 

 

A Alemanha lançou nesta segunda-feira (14/06) um certificado digital para vacinados contra a covid-19. O serviço é gratuito e pode ser adquirido em farmácias e em consultórios médicos mediante a comprovação da imunização completa. Os residentes habilitados recebem um código QR que pode ser carregado facilmente em seus smartphones.

Associações de farmacêuticos dos estados alemães relataram uma alta demanda, com pequenas filas se formando ocasionalmente em frente aos estabelecimentos. Em algumas regiões houve problemas técnicos, e servidores ficaram sobrecarregados. No entanto, em geral, o início da emissão dos certificados digitais foi considerado bem-sucedido.

De acordo com uma pesquisa de opinião pública, o certificado digital de vacinação contra a covid-19 tem larga aceitação na Alemanha. Dos entrevistados, 69% afirmaram que saúdam a implementação de um certificado digital.

A aprovação foi maior entre pessoas com mais de 60 anos (79%) e, correspondentemente, menor entre os entrevistados entre 30 e 39 anos (55%). A pesquisa contou com mil participantes adultos e ocorreu entre os dias 18 e 25 de maio.

Leia mais em Deutsche Welle