Porto Alegre, sexta, 18 de outubro de 2024
img

Bolsonaro envia pedido de crédito de R$ 164 bilhões para cumprir regra de ouro; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Ideia do governo é obter recursos via emissão de títulos da dívida pública para pagar as despesas com pessoal, já que a regra de ouro proíbe que empréstimos sejam contratados para esse fim. Se regra for descumprida sem autorização, Bolsonaro pode cometer crime de responsabilidade Foto: Alan Santos/PR

 

 

O presidente Jair Bolsonaro enviou ao Congresso Nacional um projeto de lei que autoriza o governo a “contornar” a regra de ouro do Orçamento e bancar R$ 164 bilhões em despesas com pessoal, previdência e outros encargos sociais com recursos obtidos via emissão de títulos da dívida.

A regra de ouro proíbe que o governo contrate empréstimos e use o dinheiro para financiar esse tipo de despesa, mas uma sucessão de rombos nas contas desde 2014 e a situação delicada das finanças tem obrigado o governo a recorrer a essa autorização especial.

É o terceiro ano seguido que Bolsonaro precisa do aval do Congresso Nacional a um crédito específico para atender à regra de ouro. A norma é prevista na Constituição Federal. Quando descumprida sem a autorização do Legislativo, os gestores e o presidente da República podem ser enquadrados em crime de responsabilidade.

Leia mais em O Estado de São Paulo