Porto Alegre, sábado, 19 de outubro de 2024
img

Sob pressão, Lula avalia ida a protesto contra Bolsonaro, mas aliados temem contaminação eleitoral; Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Sob pressão, Lula avalia ida a protesto contra Bolsonaro, mas aliados temem contaminação eleitoral Ex-presidente ouve prós e contras de PT e movimentos para tomar decisão, após envolvimento discreto em atos de rua da oposição. Marlene Bergamo/Folhapress

 

 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia a possibilidade de comparecer à manifestação nacional contra o presidente Jair Bolsonaro marcada para sábado (19) e, até esta quarta-feira (16), ponderava tanto conselhos contrários quanto favoráveis à sua presença nas ruas.

A tendência, segundo pessoas próximas ao petista ouvidas pela Folha, era que ele descartasse a hipótese, diante do risco de contaminar eleitoralmente a mobilização, convocada por partidos como PT, PSOL e PC do B, centrais sindicais, movimentos sociais, organizações estudantis e coletivos progressistas.

Embora em público exista apoio à participação de Lula, nos bastidores se revelou o temor de que o gesto possa servir de combustível para a narrativa bolsonarista que busca tachar os protestos da oposição como evento de apoio ao petista, maior rival de Bolsonaro para as eleições de 2022.

Leia mais na Folha de São Paulo