Porto Alegre, sábado, 19 de outubro de 2024
img

RS: Comissão de Finanças rejeita parecer contrário à indicação de Odacir Klein para direção do Badesul

Detalhes Notícia
Foto: Divisão de fotografia

 

 

Em reunião extraordinária no fim desta segunda-feira (21), a Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle, presidida pelo deputado Luis Augusto Lara (PTB), rejeitou, por 10 votos a 1, o parecer contrário do deputado Giuseppe Riesgo (Novo) ao RDI 31 2021, do Executivo, que indica Odacir Klein para o cargo de diretor-presidente do Badesul Desenvolvimento S.A – Agência de Fomentos/RS. O deputado Frederico Antunes (PP) foi escolhido como novo relator do requerimento.

Antes da votação, houve a arguição pública do indicado e a leitura do relatório à matéria. Em seu parecer, Riesgo citou a Lei das Estatais e decreto estadual que a regulamenta para embasar seu parecer contrário. Em relação à formação acadêmica e experiência profissional de Klein, o relator salientou ser compatível para o cargo indicado. No entanto, ele esbarraria na vedação imposta pela Lei das Estatais em relação à atuação como dirigente estatutário de partido político (no caso o MDB), tanto no âmbito estadual quanto nacional.

Arguição pública
Antes da leitura e votação do parecer, Odacir Klein expôs, resumidamente, seu currículo profissional e político. Na sequência, o indicado respondeu a questionamentos dos parlamentares.

Klein é advogado e técnico em Contabilidade pela Universidade de Passo Fundo. Foi prefeito e vereador de Getúlio Vargas, deputado federal por quatro mandatos, diretor de Recursos Humanos do Banco do Brasil, presidente do Banrisul, ministro dos Transportes, diretor-presidente do BRDE e secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Irrigação.

Também presidiu a extinta Federação das Cooperativas de Trigo e Soja do RS, a Associação Brasileira de Produtores de Milho, a União Brasileira de Biodiesel e Bioquerosene, além de coordenador do Fórum Nacional do Milho. Atualmente, com advogado, integra o Instituto de Pesquisa Gianelli Martins (IPGM), voltado à realização de cursos de extensão, atualização, seminários, eventos e palestras.

O deputado Frederico Antunes (PP), líder do governo na ALRS, enalteceu a trajetória do indicado, destacando as experiências de Klein na área bancária, além da “capacidade, competência e vontade de fazer boas políticas”.

Também o deputado Luiz Fernando Mainardi (PT) reconheceu a trajetória de Klein. Questionou o indicado sobre a possibilidade de venda do Badesul. Klein respondeu que não vê a possibilidade de privatização da entidade, enfatizando que, a rigor, o Badesul não é um banco, é uma agência de desenvolvimento.

Ainda os deputados Clair Kuhn (MDB), Vilmar Zanchin (MDB), Sérgio Turra (PP), Mateus Wesp (PSDB) e Pepe Vargs (PT) e a deputada Juliana Brizola (PDT) manifestaram votos favoráveis à indicação, já que Klein teria condições técnicas de ocupar a presidência do Badesul. O presidente Lara também se somou aos colegas.

Já o relator da matéria apresentou questionamento em relação ao procedimento na Comissão de Finanças para indicações do governo, já que, antes mesmo da arguição pública, o relator já precisa ter apresentado seu parecer, que é votado logo na sequência da arguição. Riesgo sugeriu que essa praxe seja modificada, a fim de que seja feita a arguição e, após, o relator possa emitir seu parecer, a ser votado em outra reunião.

Também a deputada Fran Somensi (Republicanos) esteve presente na reunião extraordinária.