Porto Alegre, sábado, 19 de outubro de 2024
img

Sesi Conecta Saúde aborda o bem-estar dentro das empresas. Evento on-line tem programação até esta quarta-feira

Detalhes Notícia
Sesi Conecta Foto: Dudu Leal

 

A saúde mental foi o tema principal do segundo dia de programação do Sesi Conecta Saúde, evento on-line, promovido pelo Sesi-RS, que segue até quarta-feira (23).  “Muito além dos compromissos ambientais, embora a agenda seja inegociável, não haverá organização sustentável com pessoas que sofrem”, declarou a especialista em felicidade Carla Furtado. Conforme ela, um desenho efetivo de bem-estar começa a partir do centro das organizações e gira essencialmente em torno do propósito. “Qual o impacto positivo que ela gera no mundo? O que ela deseja alcançar? Partimos desse ponto comum, as pessoas se questionam o porquê de irem trabalhar todos os dias e a significação do trabalho tem um valor importantíssimo na promoção da felicidade de quem trabalha”, pontuou.

Com estatísticas e resultados de diversos estudos realizados ao redor do mundo, Carla comentou casos emblemáticos sobre os transtornos mentais. Entre os exemplos citados por ela esteve o fato de que o Brasil é o país com maior número de pessoas com diagnóstico de depressão, o que representa 9,3% da população. Segundo ela, é preciso que se fale tanto no âmbito corporativo, quanto no âmbito da educação e da especialização sobre quais são os riscos de não olharmos de maneira muito profunda e responsável para o bem-estar de quem trabalha. A especialista disse ainda que um programa de saúde integral precisa ser um valor nas empresas e deve ser cogerido por todos os líderes. “E para isso eles precisam passar por um processo de educação continuada dentro de uma abordagem sistêmica de bem-estar e sustentabilidade, aí sim teremos cumprido as tarefas fundamentais para inserção daquilo que podemos chamar de promoção da saúde do trabalhador”, ressaltou.

 Ainda nesta terça-feira o psiquiatra, professor e escritor Diogo Lara, falou sobre Resiliência, adaptação e restauração frente ao caos. O psiquiatra Daniel de Barros abordou a Saúde Mental na Pandemia e a psicóloga e antropóloga Susan Andrews palestrou sobre Gerenciamento do estresse e equilíbrio emocional.

 Nesta quarta-feira, o evento terá como tema Promoção da Saúde. Quatro palestras vão abordar Reflexões sobre nova tecnologias e o futuro do trabalho (com o futurista Tiago Mattos), Medicina do Amanhã (Pedro Schestatsky, especialista em Medicina do Futuro), Envelhecimento com qualidade de Vida (pelo médico geriatra Emilio Moriguchi) e o no encerramento O mundo nunca mais será como antes, com o médico oncologista Drauzio Varella.