Porto Alegre, domingo, 20 de outubro de 2024
img

STF: Toffoli pede destaque de ação que questiona autonomia do Banco Central; JOTA

Detalhes Notícia
Com voto de Barroso a favor da autonomia, placar ficou em 1×1, mas ação terá de ser reiniciada de forma presencial. Banco Central do Brasil em Brasília / Crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

 

 

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF) pediu destaque na ação que contesta a lei que garantiu autonomia ao Banco Central. O pedido foi feito minutos após o ministro Luís Roberto Barroso votar pela constitucionalidade da lei, na madrugada desta sexta-feira (25/6).

O caso estava sendo julgado no plenário virtual do Supremo, mas com o destaque, o julgamento deverá começar do zero de forma presencial ou por videoconferência, em data a ser definida pelo presidente Luiz Fux.

O julgamento estava empatada em um a um. O relator, ministro Ricardo Lewandowski, votou pela inconstitucionalidade formal da Lei Complementar 179/2021, que instituiu a autonomia do Banco Central. Para o ministro, qualquer regra que trate sobre maneira de admissão e demissão dos dirigentes do BC só pode ser formulada ou modificada por iniciativa do presidente da República, e não por projeto apresentado por parlamentares.

Leia mais em JOTA