Porto Alegre, domingo, 20 de outubro de 2024
img

Nunes Marques suspende quebra de sigilo de agência contratada pela Secretaria de Comunicação; O Globo

Detalhes Notícia
Decisão do ministro do STF considerou medida determinada pela CPI da Covid 'precipitada' e 'sem base jurídica'. O ministro do STF Nunes Marques Foto: Divulgação

 

 

O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu nesta segunda-feira a quebra de sigilo telefônico, telemático, bancário e fiscal da empresa Calia Comunicação determinada pela CPI da Covid no Senado. A empresa atende à Secretaria de Comunicação do governo federal e foi responsável pela campanha publicitária “Covid-19 – Cuidado Precoce”.

“É precipitada e sem base jurídica, com a devida vênia, a quebra ampla dos sigilos bancário, fiscal e telemático da impetrante com base na ilação preliminar, sustentada não se sabe em que depoimentos ou documentos, que supõe a ocorrência de disparos em massa de mensagens, por empresas contratadas”, disse o ministro na decisão liminar.

A quebra de sigilo da Calia, que presta serviço de publicidade para o governo, foi determinada no âmbito das investigações sobre o uso de recursos públicos para disseminar desinformação — outras duas agências, a Artplan e a NBS também foram atingidas pela medida.

Leia mais em O Globo