Porto Alegre, segunda, 21 de outubro de 2024
img

Igreja Católica da Polônia recebe centenas de denúncias de abuso de menores; RFI

Detalhes Notícia
Igreja católica da Polônia enfrenta novas denúncias de abusos sexuais. Tiziana FABI/AFP

 

 

Em um relatório tornado público nesta segunda-feira (28), a Igreja Católica polonesa revela que recebeu várias centenas de novas queixas, desde 2018, por agressão sexual a menores cometidas por membros do clero. O documento ganha visibilidade no momento que a instituição, politicamente muito influente no país, se depara com uma série de acusações de pedofilia e acobertamentos, um assunto até pouco tempo considerado tabu.

“O que é impressionante é que desde a última investigação tivemos uma onda de revelações”, afirmou Adam Zak, jesuíta e coordenador do episcopado polonês responsável pela proteção das crianças. “Certamente ainda há muitos casos ocultos que provavelmente continuarão a ser denunciados”, completou ele, durante uma apresentação online dos resultados do estudo.

De julho de 2018 até o fim do ano passado, foram denunciados 368 casos de agressão sexual, cometidos entre 1958 e 2020. De acordo com a Igreja Católica polonesa, 39% das queixas foram consideradas com fundamento. As investigações continuam em pouco menos de 51% dos casos restantes, enquanto 10% das denúncias foram indeferidas por motivos como falta de credibilidade.

Leia mais em RFI