Porto Alegre, segunda, 21 de outubro de 2024
img

Limite em declaração simplificada do Imposto de Renda afeta 2 milhões de contribuintes; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Simulação considera contingente que não poderá mais usar formulário simplificado, caso a proposta de reforma tributária do governo seja aceita; atualmente, 17,4 milhões de contribuintes são beneficiados pelo desconto. Justificativa para mudança é que o desconto foi criado para facilitar preenchimento da declaração quando documento era feito em papel. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

 

A limitação do uso da declaração simplificada na proposta do governo para a reformulação do Imposto de Renda da Pessoa Física pode afetar negativamente a renda de dois milhões de contribuintes, de um total de 17,4 milhões que hoje usam esse desconto padrão para pagar menos imposto.

Esse é o contingente de potenciais perdedores com a mudança e que têm renda tributável acima de R$ 66 mil por ano, segundo simulações feitas pelos economistas Sergio Gobetti e Rodrigo Orair com base nos dados da declaração do IRPF disponibilizados pela Receita.

Cerca de oito milhões de contribuintes com renda acima de R$ 40 mil por ano usam o desconto simplificado, mas nem todos perdem com a mudança proposta pelo governo quando considerado, conjuntamente, o efeito da correção da tabela.

Leia mais em O Estado de São Paulo