Porto Alegre, segunda, 21 de outubro de 2024
img

Eduardo Leite: ‘Era um tabu que precisava ser enfrentado’; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Governador do Rio Grande do Sul afirma que declaração em que se assume gay é resposta a ataques homofóbicos que vinha sofrendo. Eduardo Leite (PSDB), governador do Rio Grande do Sul Foto: Dida Sampaio/Estadão

 

 

A declaração dada por Eduardo Leite sobre sua homossexualidade fez dele o primeiro governador a assumir-se gay no Brasil e também a provocar reações igualmente intensas entre representantes da direita à esquerda partidária, dentro de um ambiente político pouco acostumado a tratar de sua orientação sexual. No dia seguinte à entrevista concedida ao programa Conversa com Bial, da TV Globo, Leite recebeu elogios e críticas pela postura adotada. Disposto a concorrer à Presidência em 2022, o governador do Rio Grande do Sul, de 36 anos, incomodou também o presidente Jair Bolsonaro, que sugeriu interesse eleitoral.

Leite, no entanto, afirmou ao Estadão que sua declaração foi uma resposta aos ataques homofóbicos cada vez mais intensos justamente por seu projeto nacional. “Era um tabu que precisava ser enfrentado.”

Leia mais em O Estado de São Paulo