Porto Alegre, segunda, 21 de outubro de 2024
img

Merkel deixa o Brexit para trás para oferecer ao Reino Unido um “novo capítulo” em sua relação bilateral; El País

Detalhes Notícia
Em sua última visita oficial a Boris Johnson, a chanceler alemã defende uma solução pragmática para o conflito entre Londres e Bruxelas sobre o Protocolo da Irlanda do Norte. Boris Johnson recebeu nesta semana Angela Merkel na residência oficial de Chequers.DAVID ROSE/DAILY TELEGRAPH / GTRES

 

 

Angela Merkel conheceu vários primeiros-ministros britânicos em seu longo mandato como chanceler da Alemanha. Nada indica que Boris Johnson seja um de seus favoritos. Embora isso não tenha impedido a veterana política de demonstrar mais uma vez, em sua vigésima-segunda visita ao Reino Unido, o pragmatismo silencioso que exibiu nos últimos 16 anos. Convencida de que é preciso deixar para trás o bloqueio de anos de tensão em torno do Brexit, Merkel apostou claramente em abrir uma linha de cooperação bilateral com Londres: “Agora que o Reino Unido saiu da UE, é uma boa oportunidade para iniciar um novo capítulo na nossa relação”, disse nesta sexta-feira.

Johnson era o primeiro interessado em extrair da visita a mensagem de que seu país não se tornou um pária internacional, obrigado a passar pelo guichê de Bruxelas sempre que necessitava algo da Europa. Recebeu Merkel, com todas as honras, na residência de descanso dos primeiros-ministros britânicos, em Chequers, e organizou uma conferência virtual da chanceler com todos os membros de seu Gabinete. Foi a primeira vez em 24 anos que tal deferência foi oferecida a um dignitário estrangeiro, depois do ex-presidente norte-americano Bill Clinton. “Durante todo esse tempo, você manteve seu compromisso com a relação germano-britânica. Como você disse uma vez, compartilhamos os mesmos valores. E muito mais do que isso”, disse Johnson a sua convidada na coletiva de imprensa conjunta.

Leia mais em El País