Porto Alegre, segunda, 21 de outubro de 2024
img

Morte de peixes na Lagoa do Violão, em Torres, é considerada normal; Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Quantidade de tilápias boiando chamou a atenção dos moradores /PREFEITURA DE TORRES/DIVULGAÇÃO/CIDADES

 

 

A prefeitura de Torres emitiu um alerta com relação ao aparecimento de peixes mortos nos últimos dias na Lagoa do Violão. O secretário municipal do Meio Ambiente e Urbanismo, Júlio Agápio, e o agrônomo da secretaria de Desenvolvimento Rural e Pesca da Prefeitura de Torres, Gerson Luiz Nardi, afirmam que é natural a mortandade de tilápias em alguns pontos das margens da lagoa neste período do ano.

Ambos explicaram que a mortandade de peixes se dá por conta da baixa temperatura das águas e ao grande cardume no local. A mortandade é somente de tilápias, principalmente filhotes, espécie que não se adapta com baixas temperaturas, Devido ao fato da Lagoa do VIolão ter pouca profundidade, o fenômeno ainda se intensifica.

A situação está sendo monitorada pelas duas secretarias. A tilápia é uma espécie exótica que se adaptou bem no local, provocando grande concentração de peixes. A secretaria do Meio Ambiente pretende criar um plano para controlar o crescimento da comunidade dessa espécie de peixe.

Leia mais no Jornal do Comércio