Porto Alegre, terça, 22 de outubro de 2024
img

Presidente do TSE rebate Bolsonaro e chama ataques de 'lamentáveis' e 'levianos'; O Globo

Detalhes Notícia
Em nota, ministro Luís Roberto Barroso diz que agir para impedir as eleições configura crime de responsabilidade; Em queda nas pesquisas, presidente ameaçou não aceitar eleições, xingou Barroso e disse que há fraude na Corte eleitoral. Ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE Foto: Carlos Moura / Agência O Globo

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, rebateu os ataques ” lamentáveis quanto à forma e ao conteúdo” feitos pelo presidente Jair Bolsonaro nesta sexta-feira. Em nota, o ministro rebateu em cinco pontos as ameaças feitas por Bolsonaro, e disse que a “acusação leviana de fraude no processo eleitoral é ofensiva a todos” os ministros que já presidiram a Corte eleitoral. O presidente do Senado e do Congresso, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), também repudiou as declarações de Bolsonaro e disse que quem pretender retrocesso democrático será considerado inimigo da nação.

“Desde a implantação das urnas eletrônicas em 1996, jamais se documentou qualquer episódio de fraude. Nesse sistema, foram eleitos os presidentes Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff e Jair Bolsonaro. Como se constata singelamente, o sistema não só é íntegro como permitiu a alternância no poder”, diz a nota do TSE encaminhada à imprensa.

Leia mais em O Globo