Porto Alegre, sábado, 20 de abril de 2024
img

Gesner Oliveira e Artur Villela Ferreira  lançam o podcast "Nem Negacionismo, nem Apocalipse: economia meio ambiente e negócios". Na estreia eles conversam com Fernando Henrique Cardoso

Detalhes Notícia

 

 

O professor da FGV e diretor-sócio da Go Associados, Gesner Oliveira e o administrador de empresas Artur Villela Ferreira  lançam nesta segunda-feira um podcast semanal “Nem Negacionismo, nem Apocalipse: economia meio ambiente e negócios”, disponível nas plataformas de streaming. A intenção deles é tratar temas com ênfase nos diversos aspectos de ESG, sigla em inglês para “environmental, social and governance” (ambiental, social e governança).

A cada segunda-feira um convidado diferente das mais diferentes áreas. A estreia é com Fernando Henrique Cardoso. na sequência outros políticos, empresários, executivos, líderes comunitários e estudiosos sobre o tema.Segundo Gesner, “Trata-se de um dos temas que poderia unir forças em torno de uma agenda positiva, de um novo projeto nacional.”

O Podcast tem o mesmo nome do livro recentemente lançado pelos dois,”Nem negacionismo nem apocalipse – Economia do meio ambiente: uma perspectiva brasileira”, que apresenta princípios e práticas da economia ambiental com base na experiência brasileira. O livro divide-se em duas partes: a primeira introduz o leitor a conceitos gerais da economia do meio ambiente; a segunda apresenta práticas e tendências para o futuro.

Conscientes de que os bens naturais de que o planeta dispõe são escassos, os autores descartam tanto a postura do “mago” – para quem a tecnologia humana é capaz de resolver a todos os problemas relacionados à escassez de recursos – quanto a postura do “profeta” – apocalíptica, advogando uma redução radical dos padrões de consumo. O trabalho de pesquisa abrange temas como sustentabilidade, a importância da livre concorrência para a preservação do meio ambiente, critérios ASG – ambiente, social e governança – para avaliação de empresas, uso da terra, transporte e mobilidade urbana, geração de energia elétrica, saneamento básico, construção e infraestrutura, produção e indústria. A obra é multimídia e multiplataforma. O leitor pode acessar glossário, vídeos com os autores e bibliografia por meio dos QR Codes presentes no volume.