Porto Alegre, quarta, 24 de abril de 2024
img

Datafolha: 62% dos brasileiros são contra militares em eventos políticos; O Globo

Detalhes Notícia
Maioria dos entrevistados para a pesquisa (58%) também se opõe à presença de integrantes das Forças Armadas em cargos do governo. Eduardo Pazuello em ato pró-Bolsonaro no Rio de Janeiro Foto: André Borges / AFP

 

 

Pesquisa Datafolha, publicada na noite deste domingo pelo jornal Folha de S.Paulo, aponta que 62% dos brasileiros adultos são contrários à participação de militares em manifestações políticas. A polêmica sobre o tema surgiu desde a participação do general Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde, num ato a favor do presidente Jair Bolsonaro, no Rio.

Segundo ainda a pesquisa, 39% dos entrevistados aceitam a presença de miliatres nesse tipo de evento, enquanto 4% não souberam opinar. O Estatuto dos Militares e o regulamento do Exército não permitem militares da ativa em qualquer tipo de manifestação política. Apesar da proibição, Pazuello não foi punido, e o Exército ainda impôs 100 anos de sigilo para o processo administrativo que absolveu o ex-ministro.

Os jovens (46%) e aqueles que ganham entre 5 e 10 salários mínimos (41%) são os que mais apoiam representantes das Forças Armadas em ações políticas.

Leia mais em O Globo