A França pode ter uma quarta onda da epidemia de Covid-19 antes do fim do mês, mas o governo mantém programado para a próxima quarta-feira o desfile militar de 14 de Julho, data da festa nacional francesa. Um público de 25 mil pessoas poderá assistir à parada militar na avenida Champs Elysées.
O desfile militar, cancelado no ano passado por causa da pandemia, terá a participação de 5 mil militares e civis, 71 aviões, 25 helicópteros, 221 blindados e a cavalaria da Guarda Republicana. Já houve um ensaio na avenida mundialmente conhecida na manhã desta sexta-feira. A arquibancada que abriga autoridades e convidados está há vários dias montada na praça da Concórdia.
No ano passado, as comemorações foram reduzidas a uma rápida cerimônia presidida pelo chefe de Estado, Emmanuel Macron, sem o tradicional desfile de batalhões. Militares e membros do governo usavam máscaras. No entanto, no desfile de quarta-feira, os militares não usarão a proteção facial. Já os espectadores que quiserem ver a parada de perto terão de apresentar passaporte sanitário, a partir de 11 anos de idade, para acessar a área reservada ao público. Os documentos exigidos são um teste negativo de Covid-19 de 72 horas, um atestado de vacinação completa ou um atestado médico de que a pessoa teve recentemente a Covid-19 e está curada.
Haverá uma homenagem ao pessoal da Saúde e a todos os profissionais que estiveram na linha de frente contra a pandemia desde o início do ano passado.
Leia mais em RFI