Porto Alegre, terça, 22 de outubro de 2024
img

Bolsonaro é o presidente que menos decretou ações militares desde FHC; Metrópoles

Detalhes Notícia
Defensor do excludente de ilicitude, presidente autorizou oito operações com uso das Forças Armadas para Garantia da Lei e da Ordem (GLO). Presidente Jair Bolsonaro durante enentos com militares brasileiroIgo Estrela/Metrópoles

 

 

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é o chefe do Executivo que menos tem utilizado as Forças Armadas para decretar operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) desde o primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

De acordo com um levantamento feito pelo Metrópoles com base em informações do Ministério da Defesa, em dois anos e meio de governo, Bolsonaro autorizou oito GLOs – a mais recente determinou a volta de militares para combater crimes ambientais na região amazônica.

Os presidentes que menos decretaram operações militares no mesmo período foram Fernando Collor, que autorizou duas GLOs no período em que ficou no comando do Palácio do Planalto, e Itamar Franco, que determinou três operações após assumir o posto de presidente do Brasil com a renúncia de Collor.

Para efeito de comparação, foram usados apenas dados do primeiro (ou único) mandato de cada presidente.

Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou 14 (primeiro mandato) e 8 GLOs (segundo), respectivamente, nos primeiros dois anos e meio de seus dois governos. Dilma Rousseff autorizou 17 operações militares no mesmo período de seus dois governo, sendo 15 GLOs no primeiro mandato e duas no segundo. Michel Temer usou as forças militares por 17 vezes em seu governo, ao substituir Dilma após o impeachment.

Leia mais em Metrópoles