Porto Alegre, sábado, 27 de abril de 2024
img

Merkel se reúne com Biden para tentar resolver divergências entre EUA e Alemanha após era Trump; RFI

Detalhes Notícia
A chanceler alemã Angela Merkel foi a primeira líder europeia recebida em Washington pelo presidente norte-americano Joe Biden REUTERS - TOM BRENNER

 

 

A chanceler alemã Angela Merkel se reuniu nesta quinta-feira (15) em Washington com o presidente norte-americano Joe Biden. A viagem da líder, a primeira de um dirigente europeu aos Estados Unidos desde a posse do democrata, é marcada por uma tentativa de resolver as divergências alimentadas entre Estados Unidos e Alemanha principalmente durante a administração de Donald Trump.

A Casa Branca martelou que se trata de uma visita de trabalho, e não de uma despedida da chanceler, considerada a líder mais firme da Europa, e que está há quase 16 anos à frente da maior economia do continente.

Merkel, que lidou com quatro presidentes americanos e que deixará o cargo ainda este ano, reuniu-se no Salão Oval com Biden. Ela destacou a amizade com os Estados Unidos e sua contribuição “para uma Alemanha livre e democrática”. O presidente norte-americano classificou Merkel como “uma grande amiga, uma amiga pessoal e amiga dos Estados Unidos.

No entanto, apesar das declarações amigáveis, os dois líderes se encontraram com algumas divergências na pauta de discussões. Uma delas é a questão do polêmico gasoduto Nord Stream 2, por meio do qual o gás natural russo será canalizado para a Alemanha.

O gasoduto não apenas contorna a Ucrânia, levantando preocupações de que Moscou estaria deliberadamente minando a economia de seu vizinho, mas também ressalta a dependência energética da Europa de uma Rússia cada vez mais hostil. Apesar das fortes críticas ao Nord Stream 2, Biden renunciou em maio às principais sanções americanas contra o projeto, após concluir que era tarde demais para interromper seu avanço e que era melhor buscar cooperação com a Alemanha.

Leia mais em RFI