Depois de vinte e cinco anos atuando no mercado gaúcho, o colombiano Juan Pablo D. Boeira receberá oficialmente o título de Cidadão de Porto Alegre com autoria do vereador Moisés Barbosa em cerimônia a ser realizada no dia 9 de agosto, às 11h, na Câmara Municipal de Porto Alegre. Boeira é natural de Bogotá (Colômbia), e já foi destaque como Profissional de Marketing do Ano três vezes pela ARP (Associação Riograndense de Propaganda), além de mais de 60 prêmios nacionais e internacionais, sendo o profissional de Marketing e Inovação mais premiado do sul do Brasil.
Além destes reconhecimentos, recebeu também o Effie Awards em Nova York (Uma das premiações mais importante da indústria criativa mundial) e a Comenda Porto do Sol da Prefeitura de Porto Alegre (conferida somente para quem contribui no enriquecimento cultural da cidade) por ter sido o idealizador e responsável pela Cowparade. A Parada da Vacas da Mu-Mu realizada em Porto Alegre, foi uma das campanhas de reposicionamento de marca mais premiadas da história da propaganda brasileira e também a maior exposição de arte urbana de Porto Alegre no qual gerou uma arrecadação de mais de R$ 3 milhões para 10 entidades carentes.
Juan Pablo tem sua carreira marcada por fazer a diferença em todas as empresas que passou inovando, impulsionando vendas, aumentando share e gerando incrementos de base de clientes. Graduado em Administração (PUCRS), Pós Graduado em Comunicação, Finanças, Branding e Marketing (ESPM), Mestre e Doutorando em Design e Inovação (UNISINOS), assim como Certificação em Inovação (Harvard), Business (MIT) e Inteligência Artificial (INSEAD), compartilha seus profundos conhecimentos como Professor de MBA da ESPM, PUCRS e UNISINOS há 12 anos.
Em seus 25 anos anos de carreira em indústria e varejo, dirigiu as áreas de Inteligência de Marketing, Product Market Fit, Governança de Inovação, Transformação Digital e Growth Hacking em multinacionais e empresas de grande porte como Johnson&Johnon, Vonpar/Coca-Cola, Red Bull, Lojas Renner, Grupo Zaffari e AAA Inovação, além de investidor e conselheiro de startups nas áreas de LGPD e Growth Hacking e também Co-Founder da Angel Investor Club. Como empreendedor e fruto da sua tese de PhD, criou o primeiro sistema do mundo que projeta cenários estratégicos de inovação através de Inteligência Artificial, Machine Learning, Redes Neurais e Deep Learning.
Na Vonpar / Coca-Cola, ao longo dos onze anos em que atuou na empresa, ficou conhecido nacionalmente por criar o primeiro projeto Brand Content do Brasil quando liderou o projeto da Rádio e TV Coca-Cola em 2004 no qual desenvolveu um programa da marca exibido diariamente na programação da rádio Jovem Pan e da MTV e gerou incremento da vendas e share com mais de dois dígitos.
Mais recentemente, Boeira reescreveu a forma de inovar em marketing e impulsionar vendas no varejo mudando radicalmente a forma de fazer campanhas promocionais para alavancar vendas através de Growth Hacking. Foi também o criador da assinatura sonora e do conceito gráfico de comunicação padrão da Rede de Shoppings do Grupo Zaffari que tornou os shoppings da rede os primeiros do Brasil a terem um color code padrão em todas as campanhas durante seis anos, construindo assim, um branding único no segmento de shoppings no país a exemplo das grandes marcas mundiais. Neste período em que esteve a frente do Marketing na rede de shoppings Bourbon, Moinhos e CenterLar, gerou os melhores resultados do segmento em campanhas promocionais avaliado por 79% dos lojistas e 81% dos consumidores.
No Grupo Zaffari, Juan Pablo Boeira foi reconhecido nacional e internacionalmente também por ter sido o mentor do primeiro case de realidade aumentada e inteligência artificial no varejo de shopping center no mundo, sendo inclusive apresentado na convenção mundial da IBM em Las Vegas. Foi também o criador da utilização de QR Codes em conteúdos televisivos na BAND que hoje são amplamente utilizados em várias emissoras de TV.
Boeira não para de inovar e contribuir com o ecossistema em que está inserido. Foi criador e curador do maior festival de inovação do Brasil em 2017, o Festival da Transformação da ADVB e durante a Pandemia do Coronavírus, além de doar cestas básicas para trabalhadores do setor de eventos que ficaram totalmente sem recursos, desenvolveu e distribuiu gratuitamente três estudos de cenários pós pandemia amplamente utilizados para guiar empresas. Desenvolveu também o primeiro festival de inovação e negócios 100% Phygital do Brasil, o Innovation Weekend com mais de 200 palestrantes do Brasil, USA, Israel, Portugal, Bélgica e Canadá.
É autor do livro “Branding por Meio da Gestão pela Inovação” e “O Design na Era dos Algoritmos”, de artigos científicos publicados nos mais importantes periódicos internacionais de categoria A, além de colunista titular de inovação e tecnologia da revista nacional ÉPOCA NEGÓCIOS.
Juan Pablo é um inquieto que está sempre em busca de fazer o melhor, gerar resultados incríveis e fazer a diferença para as empresas que atua conforme as menções de quem trabalhou com ele descritas nos seus dois livros. Está sempre disponível para ajudar as pessoas e a comunidade em que está inserido. Foi assim quando foi VP de Marketing e Inovação da ADVB, VP de Inovação e Mudança da ARP e Criador / Presidente do Grupo de Marketing do RS. Sobram motivos para a cidade de Porto Alegre reconhecer o professor, executivo e empreendedor Juan Pablo D. Boeira.