Porto Alegre, quinta, 25 de abril de 2024
img

Porto Alegre: Projeto de modernização da iluminação pública da Capital começa na Restinga

Detalhes Notícia
Prefeito Sebastião Melo acompanhou de perto a instalação das novas lâmpadas LED na avenida João Antônio Silveira.Foto: Mateus Raugust / PMPA

 

 

 

A Prefeitura de Porto Alegre deu início, na noite desta quarta-feira, 28, ao plano de modernização da iluminação pública da Capital, resultado da parceria público-privada com a concessionária IPSul. A cerimônia foi realizada no bairro Restinga. O prefeito Sebastião Melo acompanhou de perto a instalação das novas lâmpadas LED na avenida João Antônio Silveira.

“Estamos na Restinga dando início à troca das primeiras lâmpadas de LED que irão ampliar a iluminação pública, garantindo economia no bolso e maior segurança nas ruas. Estamos dando continuidade ao trabalho da gestão passada ao experimentar a primeira PPP da Capital. A Restinga conta com mais de cem mil moradores e merece receber as primeiras lâmpadas. Vamos reforçar os trabalhos indo do bairro para o Centro para contemplar inicialmente as áreas mais carentes de Porto Alegre” – Prefeito Sebastião Melo

Só em 2021, cinquenta mil lâmpadas vão ser substituídas em Porto Alegre por outras de LED, mais modernas e econômicas. Após as trocas das luminárias, os gastos com energia devem diminuir em cerca de 55%, o que vai gerar uma redução mensal de R$ 1,3 milhão no pagamento da conta de energia por parte da prefeitura.

Ao todo, 63 bairros vão ser atendidos e, por decisão do prefeito, os primeiros serão os com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e mais populosos, tendo em vista também que são os que apresentam maior incidência de solicitação de serviços pelo 156. Anteriormente, o cronograma estabelecia que vias de trânsito rápido seriam as primeiras a receberem LED.

No dia 25 de junho, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e a Procuradoria-Geral do Município aprovaram o Cadastro Base da Rede Municipal de Iluminação Pública e o Plano de Modernização e Operação. O Cadastro mostra que Porto Alegre possui 103.099 pontos de luz, sendo 80,9% lâmpadas de vapor de sódio, 14% de vapor metálico e 5,1% de LED. Já o Plano estabelece os parâmetros e o cronograma da instalação em todo o município.

O secretário de Serviços Urbanos, Marcos Felipi, afirma que a modernização também representa um avanço tecnológico na gestão da iluminação pública: “É preciso ressaltar que só neste ano vamos atender quase 80% dos bairros. Além da troca das lâmpadas, estamos apostando em tecnologias que permitam um maior controle do serviço, como sistemas de telegestão nas grandes vias”, explicou.

A telegestão nas vias mais movimentadas da cidade contempla cerca de 22 mil pontos de luz. Esse sistema é capaz de acionar, desligar e controlar a intensidade dos pontos de iluminação pública, detectar falhas e medir a temperatura de funcionamento das luminárias, além de permitir a integração com o Centro de Controle de Operações da concessionária.

“Porto Alegre vai passar por uma transformação nos próximos meses. Com a modernização, teremos as ruas mais iluminadas e uma maior economia de energia com a utilização do LED. É maior segurança para os cidadãos e menor gasto para o poder público”, afirmou o diretor-executivo da IPSul, Guido Oliveira.

A IPSul também irá instalar o sistema de telegestão em pontos de alta incidência de vandalismo. Com o monitoramento em tempo real, será possível perceber alterações na rede elétrica e no funcionamento das luminárias e adotar ações de segurança imediatas a tempo de inibir essas situações.

Além de lideranças locais, também estiveram presentes no ato o diretor-geral da IPSul, Athos Cordeiro, o procurador-geral do município, Roberto da Silva Rocha, o secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, a secretária de Parcerias, Ana Pellini, o secretário-adjunto de Serviços Urbanos, Vitorino Baseggio, o secretário de Governança e Coordenação Política, Cassio Trogildo, os vereadores José Freitas, Comandante Nádia e Claudia Araujo, além do deputado estadual Thiago Duarte.

Projeto-piloto – A operação da PPP iniciou-se em projeto-piloto em setembro de 2020 e executou a troca de cerca de 2,5 mil pontos de luz na cidade. O serviço foi realizado nas avenidas Assis Brasil, Bento Gonçalves, Ipiranga e Cavalhada.

Bairros que vão receber lâmpadas LED neste ano:
Agronomia, Anchieta, Arquipélago, Belém Velho, Bom Jesus, Camaquã, Campo Novo, Cascata, Cavalhada, Cel. Aparício Borges, Centro Histórico, Costa e Silva, Cristal, Cristo Redentor, Espírito Santo, Farrapos, Floresta, Glória, Higienópolis, Hípica, Humaitá, Ipanema, Jardim Carvalho, Jardim do Salso, Jardim Europa, Jardim Floresta, Jardim Isabel, Jardim Itu, Jardim Leopoldina, Jardim Lindoia, Jardim Sabará, Jardim São Pedro, Lomba do Pinheiro, Mário Quintana, Menino Deus, Morro Santana, Navegantes, Nonoai, Parque Santa Fé, Partenon, Passo D’areia, Passo das Pedras, Pedra Redonda, Praia de Belas, Restinga, Rubem Berta, Santa Maria Goretti, Santa Rosa de Lima, Santa Tereza, São Geraldo, São João, São Sebastião, Sarandi, Sétimo Céu, Teresópolis, Tristeza, Vila Assunção, Vila Conceição, Vila Ipiranga, Vila Jardim, Vila João Pessoa, Vila Nova e Vila São José.

Bairros que vão receber LED a partir de janeiro de 2022:
Aberta dos Morros, Auxiliadora, Azenha, Bela Vista, Belém Novo, Boa Vista, Boa Vista do Sul, Bom Fim, Chácara das Pedras, Cidade Baixa, Extrema, Farroupilha, Guarujá, Independência, Jardim Botânico, Lageado, Lami, Medianeira, Moinhos de Vento, Mont Serrat, Petrópolis, Pitinga, Ponta Grossa, Rio Branco, Santa Cecília, Santana, Santo Antônio, São Caetano, Serraria, Três Figueiras e Chapéu do Sol.