Porto Alegre, quinta, 18 de abril de 2024
img

RS: Prefeitura de Butiá encaminha moradores em situação de rua para Casa de Passagem

Detalhes Notícia

 

 

Na noite fria desta quarta-feira (28), quando os termômetros marcavam 5°, com sensação térmica de 2°, a Prefeitura de Butiá, a partir da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Ação Solidária (SMASTAS), disponibilizou equipe para oferecer suporte aos moradores em situação de rua. 

A equipe coordenada pela secretaria de Assistência Social, Tanira Marques, percorreu pontos da cidade abordou os moradores para prestar apoio. A ação visa colocar à disposição a estrutura da Casa de Passagem Diná Moura Soares, local com atendimento humanizado, que oferta duas refeições, banho quente, camas e cobertas para pernoitar. 

Ao longo da ação, as pessoas em situação de rua são orientadas, porém não forçadas a passarem a noite no local. Na primeira noite, um butiaense aceitou o apoio e foi encaminhado até a Casa de Passagem. Além disso, outro morador havia procurado auxílio no espaço. 

O encaminhamento é feito pelos números (51) 3270-1889 ou (51) 9 9670-2434. O contato pode ser feito pelo próprio morador ou por familiares/conhecidos que identifiquem a necessidade do serviço.

Em outra frente de trabalho, a Campanha do Agasalho segue em andamento. Famílias que necessitam de doações, devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). No local, há uma sala com roupas organizadas por tamanho e modelo. O horário de atendimento é das 8h às 16, no prédio do antigo Fórum. 

Mais de 140 cobertas foram distribuídas 

Desde o início do inverno, o Poder Público distribuiu mais de 140 cobertas para famílias em vulnerabilidade social, a partir de iniciativas da Administração Municipal e doações. De acordo com Tanira Marques, 70 acolchoados foram confeccionados dentro do projeto “Mãos que Transformam”. A produção acontece graças a um dos grupos promovidos pelo CRAS. Neste caso, quem mede, corta e costura são as mulheres que participam do projeto.