Porto Alegre, terça, 30 de abril de 2024
img

Civis afegãos pegam em armas contra talibãs que avançam sem controle no país; RFI

Detalhes Notícia
Milícias afegãs armadas apóiam as forças de segurança nacional contra o Talibã em Herat, em 9 de julho de 2021. AFP - HOSHANG HASHIMI

 

 

Os talibãs estão fora de controle no Afeganistão e invadem distritos, um após o outro – e a partir de 31 de agosto, não haverá mais tropas estrangeiras no país. Com o fracasso das forças de segurança locais, a população pega em armas em diversas províncias, apoiando o exército e a polícia em sua luta contra os fundamentalistas.

Os combates estão se multiplicando por todo o Afeganistão. Desde maio, os talibãs intensificaram suas ofensivas contra as forças do governo, se aproveitando do fato de que as tropas estrangeiras começaram sua retirada definitiva do país.

Diante da derrota das forças afegãs, milhares de cidadãos estão voluntariamente pegando em armas para lutar contra o movimento islâmico.

No norte de Cabul, uma nova milícia de autodefesa foi criada há algumas semanas. A RFI conversou com Yasin, um motorista afegão de 40 anos de uma organização não governamental, que foi nomeado para liderar os homens locais na batalha.

Leia mais em RFI