Porto Alegre, terça, 26 de novembro de 2024
img

Viadutos são principal escolha de moradores de rua como abrigo do frio em Porto Alegre; Correio do Povo

Detalhes Notícia
Lonas e casas improvisadas aumentaram em concetração com chegada de ar polar. opulação de rua recebeu atendimento nos viadutos | Foto:  Fabiano do Amaral

Os viadutos têm sido um dos locais preferidos para as pessoas em situação de rua pernoitar e se abrigarem nesses dias de frio intenso em Porto Alegre. Embaixo destas grandes estruturas e seus pilares, é possível ver colchões e até pequenas cabanas e casas instaladas, improvisadas com lonas, papelão e cobertores.

Além de se protegerem do frio, os moradores de rua utilizam também as coberturas de concreto como casas temporárias para ficar em dias chuvosos e deixar seus pertences. Alguns dividem o espaço com seus cães.

Vivendo nas ruas há 10 anos, um sem-teto de 45 anos, que não quis se identificar, afirmou que nas noites frias dorme embaixo do Viaduto da Conceição, no Centro Histórico. Ele conta que o local é freqüentado por muitas pessoas, mas é um bom lugar para ficar. “Tem gente de tudo o que é tipo. Tem que marcar um canto para ocupar e se cuidar, mas ainda assim é o lugar mais apropriado para dormir, se proteger do frio e da chuva”, destacou o morador, que lembrou, no entanto, que algumas vezes os moradores de rua são retirados pela Brigada Militar.

Leia mais no Correio do Povo