Porto Alegre, terça, 30 de abril de 2024
img

Berlim detém centenas em atos não autorizados contra restrições; Deutsche Welle

Detalhes Notícia
Manifestantes contrários às medidas anticoronavírus do governo se aglomeram na capital alemã, apesar da proibição das autoridades. Polícia diz que agentes foram atacados por participantes, levando a confrontos. @Christian Mang/Reuters

 

 

Milhares de pessoas saíram às ruas de Berlim neste domingo (01/08) para protestar contra medidas restritivas de combate à pandemia de covid-19, apesar de autoridades da capital alemã terem proibido a realização de uma série de manifestações devido ao risco de infecções. Houve vários confrontos entre manifestantes e forças de segurança, e centenas de pessoas foram detidas.

A polícia de Berlim mobilizou mais de 2 mil policiais para impedir a realização dos atos, mas informou que agentes que tentaram dispersar os manifestantes foram “assediados e atacados”.

“Eles [manifestantes] tentaram romper o cordão policial e retirar nossos colegas. Gás lacrimogêneo, cassetetes e força física tiveram que ser usados”, tuitou a corporação.

Segundo autoridades citadas pela imprensa local, cerca de 600 pessoas foram presas ou detidas temporariamente para a obtenção de dados pessoais neste domingo.

Protesto em Berlim
Manifestantes “tentaram romper o cordão policial e retirar nossos colegas”, disse a polícia

Pela manhã, várias centenas de pessoas se reuniram perto do Parque Olímpico, no oeste de Berlim. Também houve concentrações maiores na Coluna da Vitória, no parque Tiergarten, para onde estava originalmente programada uma manifestação do movimento negacionista Querdenken. Com 22.500 participantes inscritos, o ato, porém, havia sido proibido pelas autoridades.

Ao todo, o Tribunal Superior Administrativo de Berlim-Brandemburgo confirmou a proibição de 17 manifestações convocadas para este domingo, a maioria organizada por negacionistas.

Leia mais em Deutsche Welle