O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a criticar o atual sistema eleitoral nesta segunda-feira (2/8) e, ao defender o voto impresso, afirmou que “o inimigo está aí”.
Recentemente, o chefe do Executivo federal foi aconselhado por aliados a adotar um discurso menos agressivo sobre o assunto, mas Bolsonaro sinalizou que manterá sua postura.
O presidente tem intensificado ataques ao atual sistema eleitoral – direcionados ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso – e prega que as urnas eletrônicas permitem fraude. Bolsonaro já admitiu não ter provas das acusações.
O presidente é defensor do voto impresso e já afirmou, em tom de ameaça que, caso o modelo não seja implementado no pleito do próximo ano, pode não haver eleição.
“‘Ah tem que ter cautela, cuidado com as palavras’. O inimigo está aí. O risco está aí”, disse Bolsonaro durante evento de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica Água nas Escolas, no Ministério da Cidadania.
Leia mais em Metrópoles