As autoridades chinesas decidiram nesta terça-feira (3) examinar todos os residentes da cidade onde surgiu a Covid-19, Wuhan, afetada por novos casos de coronavírus, em um momento em que a variante Delta, altamente contagiosa, está pressionando um número crescente de países a impor restrições. O ressurgimento do vírus, que está atingindo países que há muito acreditavam ter superado o pior, está sendo ajudado pelo declínio das taxas de vacinação e por novas mutações mais perigosas.
A cidade de 11 milhões de habitantes, onde o vírus foi descoberto em 2019, está “implementando rapidamente testes para todos os seus residentes”, disse Li Tao, um alto funcionário local, a repórteres um dia depois que sete casos de Covid-19 foram detectados.
As infecções foram verificadas em trabalhadores migrantes na cidade, dos quais quatro não apresentavam sintomas.
A China ordenou o confinamento de moradores de cidades inteiras, suspendeu o transporte interno e realizou testes em massa nos últimos dias para combater seu maior surto de coronavírus nos últimos meses.
O país relatou 61 infecções locais nesta terça-feira (3), com um surto da variante Delta, de rápida disseminação, que atingiu dezenas de cidades após uma série de infecções entre funcionários do aeroporto de Nanjing que causou uma cadeia de contágios em todo o país.
Leia mais em RFI