Porto Alegre, sexta, 26 de abril de 2024
img

Após tensão em Tóquio e obtenção de visto humanitário, atleta olímpica de Belarus desembarca na Polônia; RFI

Detalhes Notícia
Opositor Pavel Latushka posa ao lado de Krystsina Tsimanouskaya logo após o desembarque da atleta em Varsóvia. via REUTERS - TWITTER/@PavelLatushka

 

 

A velocista de Belarus Krystsina Tsimanouskaya, que deixou os Jogos de Tóquio precipitadamente devido a um conflito com autoridades esportivas de seu país, desembarcou na noite desta quarta-feira (4) na Polônia. Varsóvia lhe concedeu um visto humanitário após a jovem ter dito que temia represálias do governo bielorrusso.

O avião em que viajava a atleta olímpica aterrissou no final do dia em Varsóvia. Ameaçada de ser repatriada à força para Belarus após ter criticado a federação de atletismo do seu país durante os Jogos Olímpicos no Japão, a atleta deveria ter embarcado em um voo direto entre Tóquio e a capital polonesa, mas mudou o trajeto na última hora e fez escala em Viena.

Durante sua escada, ela se encontrou rapidamente com o secretário de Estado austríaco, Magnus Brunner. Segundo ele, a jovem “está bem, dadas as circunstâncias. Naturalmente, preocupa-se com sua família. Está cansada e tensa, após os acontecimentos dos últimos dias”.

Leia mais em RFI