Porto Alegre, terça, 26 de novembro de 2024
img

'Forças Armadas são protagonistas da história sob autoridade suprema do presidente', diz Braga Netto; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Ministro fez discurso em uma cerimônia militar, ao lado do presidente, no mesmo dia em que ele anunciou que apresentará ao Senado pedido de impeachment dos ministros do STF Alexandre de Moraes e Luis Roberto Barroso. O ministro da Defesa, Braga Netto, ao lado do presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia de entrega de Espadim aos cadetes da Aman. Foto: Marcos Corrêa/PR

 

 

Em mais um sinal de alinhamento com o presidente Jair Bolsonaro, o ministro da Defesa, Braga Netto, disse que as Forças Armadas são “protagonistas dos principais momentos da história do País” e estão “sob autoridade suprema do presidente da República”. O ministro fez o discurso em uma cerimônia militar em Resende (RJ), ao lado do presidente, algumas horas depois de o chefe do Executivo anunciar, nas redes sociais, que apresentará ao Senado pedido de impeachment dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso.

No Twitter, Bolsonaro disse que os ministros “extrapolam com atos os limites constitucionais”, mas não se pronunciou no evento. A nova ameaça de Bolsonaro e o discurso de Braga Netto ocorrem após a reunião secreta realizada entre Barroso e o vice-presidente Hamilton Mourão. Conforme revelou o Estadão, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o general tiveram um encontro reservado na última terça-feira, quando veículos blindados fizeram um desfile na Praça dos Três Poderes.

Sem citar o nome do presidente, Braga Netto disse aos cadetes da Academia Militar das Agulhar Negras (Aman) que confiem na cadeia de comando das Forças Armadas – subordinadas a Bolsonaro – e que os “líderes e superiores” representam a palavra oficial da instituição. “Confiem na cadeia de comando e na lealdade de seus líderes e superiores, eles representam a palavra oficial da Força”, afirmou durante a cerimônia de entrega do Espadim 2021 aos cadetes do 1º ano da Aman.

Leia mais em O Estado de São Paulo