O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Márcio Bins Ely (PDT), considera “temerária” a discussão fragmentada sobre o Plano Diretor da cidade. O governo do prefeito Sebastião Melo (MDB) deve enviar ao Legislativo ainda neste mês uma proposta de revisão das regras de edificação somente para o Centro Histórico. A alteração de outros tópicos relacionados à revisão do plano deve acontecer futuramente.
“Considero temerária essa forma fatiada de debater o Plano Diretor, porque estamos com esse debate um pouco atrasado”, pondera Bins Ely. E complementa: “Porto Alegre precisa ter coragem de enfrentar esse debate, porque ele não acontece de um dia para o outro. Vamos levar uns dois anos nessa discussão. São oito regiões de planejamento, mais a região das ilhas”.
O vereador – que se diz um representante dos interesses do mercado imobiliário – também acredita que o Plano Diretor deve apostar em prédios mais altos nas regiões centrais, com o objetivo de adensar os bairros que já possuem serviços públicos estruturados, como hospitais, escolas, etc. Para ele, é mais vantajoso aumentar o tamanho dos prédios nos bairros centrais do que a prefeitura levar infraestrutura urbana e serviços públicos para novos loteamentos e condomínios em bairros afastados.
Leia mais no Jornal do Comércio