Mandatários e apoiadores do Partido NOVO realizaram nesta segunda-feira (16/08) um ato contra o Fundão Eleitoral. A ação ocorreu na Esquina Democrática, no Centro de Porto Alegre, e reuniu dezenas de pessoas. Durante o início da tarde, deputados e vereadores entregaram material sobre o tema e conversaram com a população.
O ato contou com uma estrutura instalada no Centro Histórico que simulou em tamanho real os quase R$ 6 bilhões destinados para os partidos políticos. O NOVO é o único no Brasil que não utiliza recursos do Fundo Eleitoral.
Conforme o deputado Fábio Ostermann (NOVO), a mobilização da sociedade é fundamental para o veto do presidente. “A sanção do aumento do Fundão Eleitoral para 2022 será um tapa na cara de todo brasileiro decente e trabalhador. Não podemos deixar por isso mesmo. Precisamos agir antes que seja tarde demais!”, apontou.
Já o líder da Bancada do NOVO na Assembleia Legislativa, Giuseppe Riesgo, afirmou que o objetivo do ato foi mostrar para a sociedade este absurdo. “Todo esse dinheiro poderia ter sido investido em saúde, educação, segurança e infraestrutura, ao invés de custear a propaganda eleitoral”, ponderou o deputado.
Nas próximas semanas, outras manifestações organizadas pelo NOVO serão realizadas em municípios do interior do Estado.