Porto Alegre, segunda, 25 de novembro de 2024
img

TSE planeja regra para ‘secar’ receita de canais com conteúdo político na internet; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Ministros preparam resolução que poderá proibir a 'monetização' de canais com temática política que divulgam informações falsas. A sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. Foto: Daniel Teixeira/Estadão

 

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estuda publicar uma resolução que obrigará as plataformas de redes sociais a proibir a geração de receita por páginas e canais com conteúdo político e extremista durante as eleições. Embora não seja direcionada a reduzir o alcance de conteúdos específicos, a iniciativa tem potencial para impactar a renda de perfis bolsonaristas que conseguem arrecadar altas quantias em dólar disseminando informações falsas e fora de contexto. “Política e ideologia não podem ser comercializados”, diz uma fonte que participa do debate.

A reação do TSE surge no âmbito do inquérito administrativo aberto a partir da “live”, de 29 de julho, em que o presidente Jair Bolsonaro lançou uma série de informações falsas sobre a segurança das urnas eletrônicas. Com a fonte de renda de extremistas sendo “seca”, os debates sobre os mesmos temas poderão ocorrer sem que sejam contaminados ou influenciados pelo interesse financeiro.

Leia mais em O Estado de São Paulo